A população da Carvoeira, no concelho de Torres Vedras, contesta a construção de uma variante

Publicada por Fernando Rei | Publicado em


(Lusa)- A população da Carvoeira, no concelho de Torres Vedras, contesta a construção de uma variante por dividir a freguesia e destruir terrenos agrícolas, disse hoje a comissão de habitantes.

"Estamos contra a variante porque vai cortar a freguesia ao meio e estragar terrenos de grande qualidade agrícola e outros classificados em Reserva Ecológica Nacional", afirmou à Agência Lusa José Manuel Cristóvão, porta-voz da comissão e presidente da Junta de Freguesia (CDU). Foto 1 | Foto 2 | Foto 3

O porta-voz da comissão discorda dos dois traçados alternativos propostos pelo estudo prévio da via rodoviária de três quilómetros que vai passar junto a pequenos aglomerados populacionais. "No Curvel há uma casa que fica rodeada de estradas", sustentou. Por outro lado, lembrou o autarca, "já não faz sentido o investimento tendo em conta o volume de tráfego na atual Estrada Nacional 9 [atravessa a freguesia] e o facto de o aeroporto já não ser construído na Ota".

A contestação à variante deve-se também ao facto de considerarem que a via não é uma verdadeira alternativa à EN9, já que não parte da cidade de Torres Vedras mas antes do início da freguesia e apenas encurta o trajeto em cerca de "dois minutos".

A comissão propõe como alternativa a requalificação da atual EN9, também prevista no âmbito do plano negociado entre o Governo e os municípios após a deslocalização do aeroporto da Ota (Alenquer) para a zona do campo de Tiro de Alcochete. "Há outras alternativas como a construção de uma terceira faixa [na EN9] destinada a pesados entre Torres Vedras ou Runa e a Carvoeira", acrescentou, recordando que "já foram pagas as indemnizações pelas expropriações de terrenos destinados a alargar a via". A comissão já enviou uma carta a contestar a construção da variante à Câmara Municipal de Torres Vedras e à Estradas de Portugal, entidade que vai executar a obra. Por seu lado, a autarquia continua a defender a variante por considerá-la "determinante para desviar no futuro o trânsito de aglomerados populacionais", disse o presidente da câmara, Carlos Miguel (PS).

A requalificação da EN9 entre Torres Vedras e a Merceana (Torres Vedras) e a construção de duas novas variantes a várias localidades, uma das quais a Carvoeira, é um dos projetos inscritos no Plano de Ação do Oeste (documento aprovado pelo Governo para compensar os municípios da região pela deslocalização do aeroporto). Lusa/fim.

Comments (0)

Enviar um comentário