A Carvoeira vai ficar cortada ao meio

Publicada por Fernando Rei | Publicado em



Comissão explica o “voto contra” a nova variante ao deputado comunista Miguel Tiago: “A Carvoeira vai ficar cortada ao meio”

A população da Carvoeira acaba de criar uma comissão contra a construção da nova variante à localidade que, dizem, "irá cortar a povoação ao meio". Defendem, ao invés, a prometida reabilitação da EN9.
A comissão que foi criada recentemente por elementos da freguesia da Carvoeira para defender a requalificação da Estrada Nacional 9 foi ouvida ao início desta semana, na sede da Junta da Freguesia local, por Miguel Tiago, deputado do PCP na Assembleia da República. O político deslocou-se ao Oeste, no passado dia 1, de visita aos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, no âmbito da discussão do PIDDAC.

José Manuel Cristóvão, servindo de porta-voz da comissão, explicou a Miguel Tiago que a Câmara Municipal de Torres Vedras defende a construção de uma variante à EN9, entre o cruzamento da Aldeia Nossa Senhora da Glória e o alto do Curvel. Apesar da população da freguesia se mostrar contra, o projecto está a seguir os trâmites legais nos gabinetes da Estradas de Portugal. No decorrer de uma reunião, no final do ano passado, que contou com a participação de cerca de 200 populares, as razões evocadas pela referida comissão, que se insurgiu contra esse novo projecto, estão relacionadas com o facto da construção da variante vir a destruir inúmeros terrenos agrícolas e retirar a principal característica da freguesia, a agricultura. Para além disso, também pesou a preocupação da desertificação a que a freguesia poderá ficar exposta. O autarca da Carvoeira explicou também a Miguel Tiago que a comissão defende o mesmo critério que tem sido adoptado nos troços que têm sido alvo de reabilitação. Ou seja, a requalificação da EN9, seguindo uma estratégia de desenvolvimento das freguesias do interior do concelho e, paralelamente, a construção de uma via rápida (IC11 no seu anterior traçado) que aproxime significativamente Torres Vedras do nó do Carregado, criando também uma mais-valia para as freguesias periféricas a essa estrada.José Manuel Cristóvão deu nota de que a Estradas de Portugal já indemnizou os proprietários dos terrenos ao longo do troço da EN9, que atravessa a sua freguesia, para que o alargamento da via possa ser feito. Mas as obras ainda não começaram. Alguns dos populares, dos cerca de 20 que acorreram ao encontro com Miguel Tiago, alegaram razões variadas para justificar a posição desfavorável à construção da variante.“Numa altura de crise, vai gastar-se tanto dinheiro” e “a Carvoeira vai ficar cortada ao meio”, sustentava uma voz do povo, recordando que aquela construção está estimada em 15 milhões de euros. “O maior problema é o que vai estragar na Carvoeira”, referiu outro popular.A comissão também considera que a variante penalizará o comércio e a indústria existentes, bem como os projectos em curso e os futuros investimentos para a freguesia. “Não se justifica a construção da projectada variante à Carvoeira. A EN9 tem no seu percurso, entre a saída para a Aldeia de Nossa Senhora da Glória e o Curvel, condições para alargamento da via por forma a criar uma segunda via nas subidas, o que permitirá criar zonas de ultrapassagem. A passagem pela povoação da Carvoeira pode também ser alargada e criar-se uma passagem superior para peões junto do Centro Educativo, assim como a construção de passeios, desde o caminho da Fonte da Luz até ao final da localidade do Curvel, e a colocação de semáforos controladores de velocidade”, defende o grupo de populares. Miguel Tiago, por seu turno, explicou aos locais que a sua visita a Torres Vedras serviu para tomar conhecimento das realidades para que, de futuro, em sede de Assembleia da República, possa fazer uma intervenção melhor e mais contundente. O político deixou a promessa de que irá confrontar o Governo e que, posteriormente, fará chegar o resultado da sua intervenção. O comunista esclareceu também que o seu partido vai apresentar em PIDDAC um conjunto de propostas, entre as quais está a construção do traçado do IC11, a modernização da Linha do Oeste e a requalificação da EN9 no seu traçado original. Miguel Soares, da estrutura concelhia do PCP, que também acompanhou a visita do deputado comunista pelo círculo de Lisboa, mostrou-se solidário com as preocupações da população. (...)

in Badaladas: Ana Alcântara (2010-02-05)

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