Artigo do Carvoeira Noticias - Parte 2

Publicada por Salvem a Carvoeira | Publicado em

Artigo do Carvoeira Noticias 
VARIANTES??
POPULAÇÃO DA FREGUESIA PROTESTA CONTRA A VARIANTE

A população da freguesia da Carvoeira iniciou assim, a partir deste dia, a sua luta e definiu como prioridade pedir esclarecimentos à Câmara Municipal de Torres Vedras e à Estradas de Portugal acerca do desenvolvimento do processo. 

No final desta reunião, Paula Mota questionou a opção da variante ao dizer que “a população chega a Torres Vedras, principal centro de trabalho e de tratamento de serviços e escolas, em 15 minutos”. Deixou no ar também a indignação que sente ao ver a paisagem da sua “pequena freguesia destruída” e perguntou ao representante da Câmara Municipal o porquê de não ter feito, por exemplo, “uma variante par Ponte do Rol (uma das maiores freguesias do concelho que é atravessada na totalidade por esta estrada), por exemplo, onde existem filas de trânsito durante as horas de ponta?”. 

Se esta variante for realmente construída o trânsito, ao longo de quarenta e três quilómetros que atravessam o concelho de Torres Vedras e acabam em Alenquer, só será desviado dos centros populacionais nesta freguesia. Para além disso, toda a freguesia da Carvoeira ficará ao lado da estrada principal. A longo prazo, Paula Mota acredita que a pequena indústria e comércio desta freguesia se irá extinguir”. Para além disso “o desenvolvimento social que tem existido ao longo dos últimos anos irá estagnar e quem sabe regredir, visto que os acessos à freguesia estarão obsoletos e a freguesia vai tornar-se num local menos apetecível”.
O alcatrão novo, que vai passar ao lado da freguesia da Carvoeira, irá fazer com que parte da verdejante paisagem, que lhe é tão característica, seja substituída por uma larga tira preta. 

Os montes que rodeiam toda a freguesia são o postal de agradecimento para quem passa. Até hoje, a única mão humana, tirando a da agricultura, que viram foi a construção de moinhos eólicos. Estes moinhos foram bem recebidos pela população que vê neles “um aproveitamento das potencialidades da freguesia”, como disse o Sr. José Borges. Ao contrário dos moinhos, a população sente, e citando novamente este habitante, que “a estrada que aí vem vai acabar com a freguesia e enterrá-la no cemitério mais próximo”. 

Como se pode ver nos mapas, o projecto da variante desvia-a completamente do traçado original da Estrada Nacional 9

Solução 1


 

















Comments (0)

Enviar um comentário