“População contra estrada em Torres Vedras” – Jornal Sol – 5 Março de 2010

Publicada por Salvem a Carvoeira | Publicado em

“A POPULAÇÃO da pequena freguesia da Carvoeira, em Torres Vedras, está contra a nova variante prevista para a região, no âmbito da deslocalização do novo aeroporto da Ota para Alcochete.

Em causa, segundo a comissão de habitantes de Carvoeira, está a destruição dos campos agrícolas que rodeiam a freguesia. “O troço previsto da variante vai cortar várias propriedades e quintas ao meio, retirando-lhes todas as suas potencialidades”, explica o porta-voz da comissão e Presidente da Junta de Freguesia, José Cristóvão.Para a construção da variante Carvoeira-Curvel serão assim “esventrados”, indigna-se o autarca, terrenos integrados na Reserva Agrícola Nacional (RAN). Além disso, a nível de planeamento, o troço da nova variante é desastroso. “Em Curvel, uma casa ficará enfaixada entre três estradas”, diz.

Os argumentos contra o projecto da câmara de Torres Vedras, orçamentado em 15 milhões de euros (e que prevê ainda outra variante à povoação de Poial), vão mais longe:”Com a variante, deixa de haver passagem de pessoas no centro da freguesia. O comércio vai morrer, assim como as restantes médias e pequenas empresas. Vamos ficar ainda mais isolados”, desabafa.

Requalificar a EN9 

Em vez da variante, os habitantes, que criaram o blogue de contestação Salvem a Carvoeira, pedem a requalificação da EN9, “há 15 anos esburacada”, que liga Torres Vedras a Merceana, atravessando, entre outros povoados, a Carvoeira. “Precisamos da criação de uma terceira faixa de rodagem, para permitir ultrapassagens”, explica José Cristóvão.

“A edilidade luta junto da Estradas de Portugal pela recuperação da EN9, com muita urgência”, garante, por seu lado, Tiago Oliveira, presidência da Câmara de Torres Vedras.

No entanto, afirma não estar contra a execução da estrada, considerando-a “determinante para desviar no futuro o trânsito de aglomerados populacionais” – aquilo de que se queixa a população.
S.B. ”

Jornal Sol – 5 Março de 2010

Comments (0)

Enviar um comentário